O jornal Mantan Web e a BBC têm postado imagens de uma estátua de um Gundam em tamanho real de 18 metros de altura quase finalizada para a sua amostra em Julho. A estátua é uma homenagem ao 30° aniversário da primeira série do anime Mobile Suite Gundam.

O site da Yahoo! Japan tem seis vídeos dedicados à montagem da estátua. Os últimos vídeos focam a “armadura” e a coloração. A partir de Julho, a estátua estará disponível para visita gratuita do público por dois meses no parque Shiokaze na ilha artificial Odaiba, em Tóquio. O tema das “três fases” do projeto do 30º aniversário da série Mobile Suit Gundam é “Sempre há um começo”.

O Gundam em tamanho real representa a fase “Real G”, enquanto a Grande Exposição Gundam de Agosto representa a fase “Feel G”. E a “Soul G” será um evento musical planejado para a homenagem Gundam deste ano. Uma adaptação das novelas de Harutoshi Fukui, Mobile Suit Gundam Unicorn e um filme da Sunrise de uma das séries de anime da TV, Mobile Suit Gundam 00 já foram anunciados anteriormente.